O Instituto Elimu foi fundado em 28 de fevereiro de 2004 e consagrou in memória o nome do Professor Cleber Maciel, o primeiro negro concursado a lecionar no Curso de História da Universidade Federal do espírito Santo (UFES). Ele, na luta e na resistência organizou o Movimento Negro Capixaba na década de oitenta.
O Instituto Elimu é formado, na sua grande maioria, por pessoas negras e não negras, que lutam contra o racismo na sociedade brasileira. Essas pessoas são militantes e ativistas comprometidos com a defesa das políticas públicas que promovem a equidade racial, com centralidade nas questões da mulher negra e da juventude negra.
A atuação do Elimu nesses 20 anos de sua existência consolidou o instituto como entidade de defesa dos direitos da população negra capixaba, através da implementação de diversos projetos nas áreas de pesquisa, formação de educação antirracista, formação sobre afroempreendedorismo, publicação de livros e atividades culturais. Muitas dessas atividades foram e são realizadas por meio de parcerias com Ufes, através do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros.
É importante registrar o protagonismo do Instituto Elimu na elaboração e realização do Curso Educação sobre História da África e Cultura Afro-Brasileira, com viés antirracista, referendado pela Lei nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), artigo 26°, a qual foi alterada pela Lei Federal 10.639/03, que estabeleceu o seguinte objetivo geral: Implementar Curso de Formação Continuada sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Em 2025, o Instituto Elimu permanece inabalável em sua jornada para o desenvolvimento social, cultural e econômico da população negra do estado do Espírito Santo, elaborando e implementando projetos de interesse dos afrodescendentes capixabas.
Promover o desenvolvimento educacional, social e econômico das pessoas de ascendência africana e seus descendentes no estado do Espírito Santo, utilizando como instrumentos de transformação a educação, o ensino, a pesquisa e a implementação da política de promoção da equidade racial.
O INSTITUTO ELIMU PROFESSOR CLEBER MACIEL projeta ser reconhecido como um centro de formação e prestação de serviços de interesse público, prioritariamente, nas áreas de educação, saúde, segurança, cultura, trabalho e política, do povo negro do estado do Espírito Santo.
Pelo que estabelece o Estatuto a entidade vem construindo nesta duas décadas uma relação de integração, reconhecimento e valorização das lutas do MNC. A diretoria tem participação ativa e efetiva das diferentes organizações, ou seja: Marcha contra o extermínio da juventude negra, Marcha Estadual da Mulher Negra e Plenárias de organização e fortalecimento MNC
© 2024 Created by Frederico Hermogenes